Fotografia: A vida continua (Life goes on)

IMG_5401-1

Há dez meses fui diagnosticado com câncer no intestino. Desde então, foram feitas cirurgia, colocação de cateter no peito, seis meses de quimioterapia e uma série incontável de exames e consultas médicas. Ontem, após mais uma quase interminável bateria de novos exames, o diagnóstico chegou sereno: sem evidências de câncer. O meu abraço imenso e carinhoso a todos os amigos e amigas do WP, que me acompanham desde o primeiro dia. Nada terminou, é uma batalha contínua, mas os primeiros resultados demonstram que podemos vencer. A vida continua e vou parar uns dias e enfim descansar sem medo. Apenas descansar e me preparar para o que ainda tem pela frente. Afinal, a vida continua e faço parte dela e ela de mim. Muito obrigado.

Ten months ago I was diagnosed with bowel cancer. Since then, surgery, catheter placement in the chest, six months of chemotherapy and a countless number of medical examinations and consultations have been performed. Yesterday, after another almost endless battery of new exams, the diagnosis came serene: no evidence of cancer. My immense and affectionate embrace to all friends and friend of WP, who have accompanied me from day one. Nothing has ended, it is a continuous battle, but the first results show that we can win. Life goes on and I’m going to stop for a few days and finally rest without fear. Just rest and prepare for what’s still ahead. After all, life goes on and I’m part of it and she’s me. Thank you so much.

Foto: Chronosfer.

76 comentários sobre “Fotografia: A vida continua (Life goes on)

  1. Life goes on

    Gracias a los colores,
    que la lente captura en tu alma
    podemos ver con los ojos
    de tu espíritu.

    Gracias al amor por la fotografía
    que ha servido para retratar
    los momentos guardados
    en la retina de tu corazón.

    Gracias al buscador
    de joyas de la vida cotidiana
    ha honrado al ser humano incansable
    que hace girar el mundo.

    Gracias amigo Fernando
    porque la distancia es corta
    cuando las imágenes
    nos acercan a tu alma.

    Un fuerte abrazo y seguimos juntos en esta travesía de compartir la amistad de las letras y la fotografía.

    Curtido por 3 pessoas

  2. Fico feliz por sua recuperação, querido Fernando. Eu te envio um abraço fraterno grande amigo 😊😘

    Me alegro mucho de tu recuperación estimado Fernando. Te envio un fraternal abrazo grande amigo 😊😘

    Curtir

  3. Fernando, como é bom abrir o WP e me deparar com uma mensagem tão linda e positiva como esta! É a vida nos mostrando suas nuances,! Que o tempo da calmaria se prolongue e tenho fé que irá! Tempo do descanso! Seguimos na fé e na força! Fraterno abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    1. oi, Geraldo. pois, nunca esqueço tuas palavras de fé e força. acompanham-me sempre, em cada sessão de quimio que fiz, em cada exame, em cada consulta. elas me fizeram mais forte e me tornaram uma pessoa melhor. olhar o bom que vem de fora para o meu dentro teve esse efeito imenso e só posso, emocionado, agradecer. tenho consciência que é apenas a primeira de tantas etapas, mas vencer essa era fundamental para seguir adiante, estamos juntos, meu querido amigo, e meu coração agradece todo os dias. um grande abraço carinhoso.

      Curtido por 2 pessoas

    1. Cris, Cris…nesses últimos tempos as palavras fogem de mim, acho que assustadas. enfim, uma etapa foi vencida e és parte disso tudo. o meu silêncio nunca foi ausência, ao contrário, fui metabolizando tudo de forma a ficar mais forte e confiante. estou aqui hoje e te agradeço muito, com toda a força da minha alma, e sei que a história é contada por todos nós, e não apenas pelo narrador. muito obrigado, minha querida amiga, e desejo que esse caminho nos mantenha sempre juntos e fortes. o meu abraço carinhoso.

      Curtir

  4. Os reflexos coloridos reflectem certamente a alegria que o Fernando agora sentirá por esta fase ter sido ultrapassada com sucesso. Agora é aproveitar ao máximo essa sensação de leveza fluída do momento presente. Sem medo, como tão bem escreve.
    Nós estamos muito felizes por saber isso!
    Um abraço e bom descanso. O futuro vem depois!

    Curtido por 2 pessoas

    1. a escolha da foto passa por tantos elementos que ela contém, os reflexos coloridos, os movimentos da água, o escuro da realidade, as formas e desenhos dos objetos, a luminosidade. a fotografia reflete bem o meu momento, momento de parar um pouco, readquirir a força para continuar, descansar como ressaltas sem medo, e me preparar para o muito que ainda me aguarda. mas, vencer essa primeira etapa foi essencial para continuar adiante e devo muito ao apoio que recebo de ti, de todos os amigos, isso é muito importante. cada um tem parte decisiva se estou aqui hoje escrevendo. muito obrigado, de alma, Dulce. muito obrigado por tudo sempre. um abraço carinhoso e de esperança no futuro.

      Curtido por 1 pessoa

    1. oi, muito obrigado. vou descansar fora de Porto Alegre, esquecer o movimento dos dias, das horas, ficar em alguma cidade pequena do interior e renovar minha vida para a próxima etapa. aos poucos vou retornando ao normal, ao que fazia antes e vamos em frente. vou repensar o blog, agora a perspectiva da minha vida também mudou, mas ainda não sei o que e como vou fazer. mais uma vez muito obrigado, tua força sempre foi e é importante para mim. um grande abraço.

      Curtir

  5. Fernando meu amigo, a prece nunca falha e tenha certeza que tudo se chegará ao conforto, aproveite o descanso estaremos aqui lhe aguardando com suas belas fotos. Estamos todos juntos nessa empreitada da vida. Abração!

    Curtir

    1. Cláudio, meu querido amigo, só tenho a agradecer ao nosso bom Deus pelos amigos que tenho aqui no WP. sem vocês, sem a palavra de cada um, cada gesto, cada silêncio sempre formaram, em mim, um escudo protetor. a primeira etapa foi vencida, agora tenho que me preparar para as próximas, e esse descanso me fará bem além de necessário. muito obrigado por tudo, pela presença, pela fé e pela amizade que me fortalece a cada dia. o meu abraço carinhoso.

      Curtido por 1 pessoa

  6. A vida continua… que bom abrir estas palavras, que bom sentir o seu sentir, que bom poder partilhar esta boa notícia… Desejo sinceramente que o Fernando continue a vencer cada etapa com força e coragem e que a vida seja vivida com essa intensidade.
    Um grande abraço .

    Curtido por 1 pessoa

    1. a vida continua…bom sentir tuas palavras aqui, fortalece meu dias e os torna mais intensos e vivos. é muito importante para mim e me faz ter mais confiança em um futuro próximo. muito obrigado, Fernanda, fico muito feliz contigo aqui. seguimos adiante. tenha um feliz dia. o meu abraço carinhoso.

      Curtir

  7. I can’t talk about this much but you know my thoughts, prays and wishes for you dear Fernando, I am so glad to hear this, I am sure, everything will be better, you are strong and positive one, you will win. Blessing and Happiness, Thank you, Lovve, nia

    Curtir

  8. Fernando, que felicidade ler essa tua postagem, sentir tua forca, saber que tudo esta bem contigo!Aproveita agora esse descanso que nutre a alma; o canto dos pássaros, o nascer do sol, o silencio que inspira, a poesia que invade, a contemplação que expande…o amor que acalenta o coração. Você é imensamente especial e querido, desde aqui lhe deixo meu abraco apertado, minha alegria pela noticia da sua recuperação, e uma poesia de Pessoa. Um dia de paz e tranquilidade onde você estiver, sinta-se abracado! beijo!

    Segue o teu destino,

    Rega as tuas plantas,
    Ama as tuas rosas.
    O resto é a sombra
    De árvores alheias.

    A realidade
    Sempre é mais ou menos
    Do que nós queremos.
    Só nós somos sempre
    Iguais a nós-próprios.

    Suave é viver só.
    Grande e nobre é sempre
    Viver simplesmente.
    Deixa a dor nas aras
    Como ex-voto aos deuses.

    Vê de longe a vida.
    Nunca a interrogues.
    Ela nada pode
    Dizer-te. A resposta
    Está além dos deuses.

    Mas serenamente
    Imita o Olimpo
    No teu coração.
    Os deuses são deuses
    Porque não se pensam.

    Fernando Pessoa.
    Odes de Ricardo Reis.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Puxa! Feliz e emocionada. A gente acaba rezando e torcendo pelos amigos poetas das palavras ou das imagens que aqui fazemos… Que Deus continue te acompanhando! Descanse e faça suas poesias com sua lente. Abraços fraternos! 🙏🏼🥰

    Curtir

  10. OHHHHH Fernando!!! That’s FANTASTIC news!!! I am sooooo very happy for You! Yay! I know that is such a difficult journey. Sending You the HUGEST hugs and smiles!!! MUITO Obrigato for all You do and a gigantic FELICIDADES!!! 🤗❤️😊

    Curtir

  11. Respected sir, Iam also a blogger like you from WordPress community. I have recently rolled out my first book on Amazon. Can you read it and lend your opinion:
    Search for this ASIN in Amazon,
    B07RQYG6ZW
    If you read it, it will be a great gift for young bloggers like us!😍🙏

    Curtir

  12. Que notícia fantástica!!! Afinal, “continuar vivo também é uma arte.” Há muitos sentimentos a serem externados nas oscilações da vida, mas a celebrar é sempre radiante. !

    Curtir

  13. Caro FERNANDO,

    Entenda-se que amizade é algo sério demais
    para se perdê-la de vista, como se perde
    o molhe de chaves, o bilhete para o jogo,
    a crença nalguma esperança
    e até mesmo, ouso dizer, a aliança.

    Está em BABEL DARLANIANA, postagem do dia 06 de outubro 2019, no UAÍMA. Sempre tive em alta estima a amizade. Prepare aí o bom tinto.
    Aquele abraço.

    DARLAN

    Curtir

  14. Não sabia que tinha passado por um processo tão duro e difícil. Fico muito feliz por saber de seus resultados. É inspirador, resulta de uma grande força de vontade.
    A vida é um tesouro que temos que o agarrar nos mais ínfimos detalhes, sem dúvida.
    Fico muito muito feliz por si.
    Abraços.

    Curtir

    1. oi, Irina, muito obrigado. você tem razão, a vida é um tesouro maravilhoso. e ela continua e felizmente ainda estou em seus planos e ela nos meus. enfim, ainda há muito pela frente e espero seguir nessa batalha. um grande abraço e mais uma vez muito obrigado pelas palavras, importantes para mim.

      Curtido por 1 pessoa

    1. oi, Renata, imensamente feliz eu contigo aqui e pelas palavras. como disse, nada terminou, apenas a primeira etapa vencida – espero que muitas outras também sejam – e continuo firme no barco. o descanso já ficou para trás, agora é a batalha para preservar a estabilidade. seguimos em frente. muito obrigado, tua presença e palavras são muito importantes para mim. sempre. o meu afeto e o meu abraço. feliz dia! (ah! ao te ler estava escutando Clube da Esquina 1.)

      Curtir

  15. Gente Boa,

    bons fluidos, boa estadia enquanto “de comprido”, pois será rápido, em breve Porto Alegre arranjará um banco de praça, ou mesmo o coreto, para os malfeitores, sim, porque pensar é um perigo, mas é necessário, ou a sociedade não anda… hehe.

    Mudando as velas do barco: Quanto ao tema de hoje, no UAÍMA, ontem, eu estava deitado, sem nada específico em mente, de repente, veio a ideia de me contactar com velhos amigos, de imediato, pensei na sequência, e logo separei alguns convidados, duros na queda, entre os quais me incluo. Os duros.

    Um abraço.
    DARLAN

    Curtir

  16. Pois é, Gente Boa

    reuni estes malfeitores, e cá estamos de risos e gargalhadas diante dos espetáculos que os humanos proporcionam diariamente, a um custo exorbitante – que é o de se rolar sem punições (Vigiar e Punir, do Michel Foucault, um dos grandes livros do século 20), na grama num areal no azeite de oliva, numas canecas de tinto, em visitas aos reais amigas e amigos, aquelas e aqueles para toda hora, contados nos dedos, às vezes de uma só mão – mas aos quais se vá de olhos vendados, se necessário. Pois é, estou aqui, como quem chegou da feira, sem eira nem beira, uma bicada de café vai bem, água geladinha ou um suco de frutas. Mais tarde, algo mais fraco talvez, até menos prazeroso Sei que entendes, Uai ! Barbaridade, Chê !

    Bom sábado.
    DARLAN

    Curtir

  17. 💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛 Por tanto tempo e tão profundamente. É certo que, em tudo, a Vida, o Amor. A perspectiva de cada dia se modifica mas o perene – esse amor que transborda de quem te quer bem – a impermanência não afeta. Um grande abraço, Fernando.

    Curtir

    1. oi, Anna, desculpe somente responder hoje. esse voltar à vida normal ainda exige muitas consultas, ajustes na alimentação, medicações, e testes físicos. mas, estou bem, disposto, mais forte e pensando o amanhã. e a presença de amigos (as) como você tem sido um alicerce fundamental para mim. vocês formam um escudo protetor que me traz confiança e faz sentir mais seguro. seguimos, Anna. sempre juntos a cada passo. o meu grande e sensibilizado abraço.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Fernando, eu é que peço desculpas. Há momentos em que a palavra some. Te felicito pela conquista – estar de posse de si é a maior delas – e me felicito por este diálogo! Um grande abraço! 💐

        Curtir

  18. Que notícia linda e que linda a tua forma de enxergar o que a vida é! Aliás, acredito que a forma de enxergar as coisas também se reflete na fotografia, o que explica suas fotos igualmente lindas. Um abraço e curta muito a novidade!

    Curtir

    1. Ops…escrever em celular está complicado! Que bom te encontrar aqui é ler tuas palavras, e já li o post também. Passado o temporal, e mesmo durante, a vida continua então seguimos que há muito por fazer/conhecer…fotografar/escrever. Muito obrigado e receba o meu abraço carinhoso.

      Curtir

  19. ¡Me hace muy feliz conocer estas noticias Fernando! Me encanta tu forma de mirar la vida, desde la cámara y fuera de ella. Gracias por tantas cosas que compartes y que enseñan. La bondad de tu corazón, por ejemplo, es reconfortante cuando se descubre tan cercano siempre. Tan honesto y con la sencillez de las grandes almas. Bravo por ti, por tu actitud, por tu mirada y el color que le pones a las cosas. Abrazo muy grande desde esta orilla

    Curtir

    1. oi, Eva, muito obrigado. é uma batalha diária que aos poucos vais sendo absorvida dentro de mim. não é fácil, mas fico feliz por estar aqui e seguindo em frente com tranquilidade e força por tudo e em especial por ter pessoas como você sempre por perto. acredito sempre que a vida é possível e por ela continuo. e pelos amigos, que me habitam. um abraço forte do lado de cá, mas que em verdade também é o mesmo lado em que estás.

      Curtido por 1 pessoa

    1. oi, Triccia…nem sei o que escrever tanta e tamanha é a alegria da tua vinda. fazes muita falta… estou bem. agora mais forte. enfim, o câncer não pode ser o fim da vida, é uma batalha diária que pode ser vencida. tenho muito presente dentro de mim que a consciência do que está acontecendo te leva a tomar as melhores decisões e como enfrentar cada passo que nasce com a doença. estou muito tranquilo, fortalecido por dentro e por fora, recuperação acima do esperado, e até agora os exames todos negativos para o câncer. isso não significa que está tudo resolvido, mas indica que o futuro existe para além do presente. seguimos e te convido a caminhar junto, a força dos amigos forma um escudo protetor intransponível. feliz, muito feliz, com tua volta. o meu abraço sempre carinhoso.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s