Fotografia: História de tantas vidas (History of so many lives)

Roma

Às vezes, ou quase sempre, olhamos a História como uma passagem no tempo sendo contada por documentos, livros, arte, descobertas arqueológicas, vestígios. Todo um modo de vida é reconstruído. E aqueles que foram alicerces das construções são anônimos cujas vidas não sabemos. Assim caminha a humanidade. Tantas vidas esquecidas dentro da história que ajudaram a construir.

Sometimes, or almost always, we look at history as a passage of time being told by documents, books, art, archaeological discoveries, traces. A whole way of life is rebuilt. And those who were the foundations of the buildings are anonymous whose lives we don’t know. This is how humanity goes. So many forgotten lives within the story that helped build.

A veces, o casi siempre, vemos la historia como un pasaje del tiempo contado por documentos, libros, arte, descubrimientos arqueológicos, huellas. Se reconstruye toda una forma de vida. Y los que fueron los cimientos de los edificios son anónimos cuyas vidas no conocemos. Así es como va la humanidad. Tantas vidas olvidadas dentro de la historia que ayudaste a construir.

Foto: Chronosfer. Roma. Coliseu visto do Monte Palatino.

21 comentários em “Fotografia: História de tantas vidas (History of so many lives)

  1. Verdade Fernando, se há coisa que eu sou fascinada é por história das civilizações, tudo o que foi possível a trazer até nós, tudo o que mencionou e as pessoas, a história é feita por pessoas.
    São elas que a fizeram e continuam a fazer.
    A junção destes “puzzles”, peça a peça – histórias deixadas, arte testemunhada (pintura, escultura, arquitectura), tudo isto nos faz perceber de onde viemos, quem éramos, e é tão maravilhoso juntar estas peças e descobrir uma civilização.
    Gostei do post, fez-me ir além…
    Um abraço amigo.

    Curtir

    1. Muitas vezes não percebemos que também somos protagonistas da história. Há muito sentido quando a arte e a arquitetura por expressam um tempo que revela o que fomos, o que somos e quem sabe o que seremos. Gosto de mergulhar na história. Muito obrigado pela sempre sensível e lúcida presença que acende luz neste Chronos. Um grande abraço.

      Curtido por 2 pessoas

  2. Rocas

    “Son solo rocas hermosas y ordenadas.”

    Por aquí caminó el sol implacable
    — no era turismo religioso —
    besó ambas mejillas con el mismo ardor
    — a uno le tocó el látigo —
    el viento piadoso enérgico algo ayudó
    — al otro abanico de pavo real —
    con misericordia recibió bajo tierra
    — unos no vieron terminada la obra —
    desde las fundaciones emana su voz
    — canto de los caídos-constructores —
    la alegría de quienes dieron su vida.

    Curtir

  3. Uma excelente observação a sua. Em geral, os atores mudam constantemente, mas vivem no anonimato. Quando ganham rostos e vezes, são ligados a um fato histórico pertencente ao direito.

    Curtir

  4. Mais do que uma foto, uma paisagem, cada momento captado é a imortalização da história da milhares de humanos anónimos que em cada dos seus gestos ordinários moldaram a historia.
    parabéns pelos belos momentos que nos proporcionas.

    Curtir

  5. Felizmente que há pessoas como o Fernando que naturalmente relembram a dinâmica dos tempos e que o tempo não é mais que uma construção de todos nós, de todos os dias e o resultado de um acumular de “tijolos”, sejam os mais “estruturais e invisíveis”, sejam os mais “decorativos e visíveis”.
    E eu acrescento que, por vezes, tão importantes como o conteúdo do post em si, são os comentários que se lhe sucedem. Esta é uma dessas situações.

    Curtir

  6. ‘Um povo que não conhece a sua história..’ (.Edmund Burke)… E o que é pior, em geral, repete a parte pior… Sempre tenho a impressão que isto está a ocorrer por estas terras tupiniquins… Será que o restante do mundo não é igual?

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s