Fotografia: Dois momentos de esperança (Two moments of hope)

O real e o reflexo. Dois momentos. Neles, a esperança se debruça por dentro e por fora. Os dois caminhos se encontram. Podem ser um. Basta um pouco mais que o olhar. É preciso nosso humanismo ser atuante.

The real and the reflection. Two moments. In them, hope is focused on the inside and out. The two paths meet. They could be one. It only takes a little more than the look. It takes our humanism to be active.

Lo real y lo reflexión. Dos momentos. En ellos, la esperanza se centra en el interior y por fuera. Los dos caminos se encuentran. Podrían ser uno. Sólo se necesita un poco más que el aspecto. Se necesita nuestro humanismo para ser activos.

Foto: Chronosfer. Puerto Varas, Chile.

22 comentários em “Fotografia: Dois momentos de esperança (Two moments of hope)

    1. Foi uma tempestade de informações e alguns textos soltos que estava (estou) lendo que desencadearam mais indignação com o que está acontecendo. Então, lembrei dessa foto, para mim muito significativa, o quadro formado pela janela de madeira corroída, o reflexo, o santo de braços abertos (não importa o credo), o verde…sim, Estevam, bem o que está em tuas palavras. E agora, manhã de 4 graus, passo os olhos no noticiário e…tudo igual. Mas, como já disse sou de uma geração que acredita(?) na utopia. Por isso, meus posts tem quase sempre questionamentos sobre o tempo, vida…de uma forma simples: prédios, reflexos, barcos, natureza…um grande abraço carinhoso.

      Curtir

      1. Precisamos nos manifestar, meu caro, Fernando. Aqui em Minas, chamamos o tempo em que vivemos de tempos bicudos. Em tempos bicudos não podem ficar de bico fechado.

        Curtir

    1. Tenho paixão pelo Chile e já estive no sul 4 vezes. Puerto Varas, Frutillar, e outras pequenas cidades ao redor do lago em encantam. Assim como Santiago. Não conheço Atacama por essas coisas da vida. Quem sabe um dia ainda possa ir. E como você está, Carolina? Cuide-se muito esse vírus é traiçoeiro. O meu abraço carinhoso.

      Curtir

      1. Querido amigo .. ! Aquí tengo muy limitado Internet .. Estoy atrincherada a mí vida interior, bastante alejada de todo. Es un momento por el que tengo que pasar. Bastante creatividad se remueve como el lodazal .. todo saldrá bien y podré reencontrar aquella vieja canción alegre. ¡No sé cuál será!
        Hoy niebla fría, pero es que el sol arde como el fuego. Mañana también se espera niebla. Algún día tomaremos un café y hablaremos sobre las puertas, las ventanas .. los portales, las cruces, los muros, las grietas, los cementerios ..
        Quién sabe! Me parece que te conozco de toda la vida!
        Tú también, cuídate de todo esto .. mucho.
        ¡Un beso grande! ✨

        Curtir

    1. Oi, Renata. A fé é sempre alicerce em e para tudo, no entanto, se cada um não fizer sua parte nada acontecerá. Tem uma frase, está em um filme de guerra, onde um capitão depois de resgatar um soldado e respondendo a sua pergunta sobre o deveria fazer para “retribuir” (a expressão é minha, não lembro a que ele usou), o capitão ferido de morte disse: “Faça por merecer”. Tenho uma fé infinita, mas tento o máximo de mim para fazer por merecer a vida que vivo. Acredito muito nisso. Muito obrigado, Renata, e tenha um dia de paz e harmonia.

      Curtir

      1. Bom dia amigo..sim tbm tenho mta fé em Deus…acho que sei de qual filme vc esta se referindo..Resgate do Soldado Ryan? Acho nao tenho certeza… e bm isso msm que cada um faça a sua parte…por merecer o que recebemos e mta das vezes nao somos nem gratos.
        Obrigada pelo esclarecimento amigo…tenha um bom dia de luz e paz tbm com Jesus.abraço

        Curtir

      2. é esse o filme, Renata. apesar de ser visto muito pela violência, e com razão, há na histórias elementos essenciais para a compreensão do comportamento humano. é de se pensar muito sobre o sacrifício de tantas vidas por absolutamente nada. seguimos, minha amiga e fica com Deus em todos os teus momentos. o meu abraço.

        Curtir

      3. Sim vdd amigo…e assim que analizo e sigo analizando filmes como esse pq eles sempre deixam pontos de vistas diferente nao somente a violência tao sentida e retratada.fica c Deus amigo

        Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s