
Os vestígios do cansaço desapareceram, quando o horizonte abriu e a chuva chegou para o lados do anoitecer onde a lua ilumina as nascentes da minha palavra. ( sei, as palavras valem muito pouco nesse setembro salinizado pelas âncoras dos verbos ) e o sol nas entranhas, como labaredas nesta terra avermelhada de casas destelhadas na paisagem coagulada pela esperança idosa e branda de um inverno que transpira o suor dos lábios cerrados, dos leitos dos rios e dos mares, guarda seus raios em nervos sanguíneos, que cabem na palma de mão, formando anéis nos dedos envelhecidos pela colheita dos que não bebem uma gota de água no seu tempo. ( Os parreirais choram seus frutos desaguados. )
Se o tempo existisse entre as paredes que protegem o sul dos ventos que vêm do norte, secos e frios, úmidos e escuros como o inverno com seus córregos, seus lumes em pequenos fachos e seus gravetos e lascas de lenha, com suas chamas e cinzas estalando e acendendo o fogo de nossas almas rubras, clandestinas, que se inventam e rejuvenescem pelas correntezas ardentes, correspondem-se, mas não ousam o toque, o sinal para a vida, para a árvore em bronze, que alça se voo, que se despede ( lá fora a chuva é um quadro acinzentado, emoldurado pelos pinheiros, pela noite, pelas estrelas, com seu brilho escondido, pela calma de um beijo sem cicatriz. )
E as vozes, algumas delas do passado, outras do futuro, nos procuram no presente, enlaçadas no metal quente, quebram os silêncios e os medos, apontam as ferrugens e as fragilidades e juntas sopram seus veios de pequenas coisas pelas janelas, pelas portas, numa conjunção de nuvens e espelhos.
E então, descobrimos que nascemos distantes um do outro, descobrimos que sabemos intuir o tempo um no outro, e assim vamos renascendo no tempo dos tempos, por vezes impenetráveis, nunca tarde, e o meu olhar não é o olhar para trás nem para frente, é o olhar de estar neste tempo ao mesmo tempo sem saudade da lágrima derramada nos vidros de outros tempos.
Também sei, o meu fim é o começo de tudo e o meu consolo é o próprio tempo porque me segura, não me deixa parar, gritar e morrer antes do amanhecer, quando a terra abre, vulcânica, outras terras, ensolaradas, solteiras, que repousam no alimento das raízes protegidas do sereno que a noite não expulsa deste chão de infinitos atalhos, que surgem pelas fendas das estações despidas de suas asas e auréolas.
Mas o que nos une é a folha que cumpre o seu destino de escorregar no limo das pedras úmidas, de voar pelas calçadas e pelas gramas e ao cair gera o que sentimos através dos olhos das luz, que é filha da partida e dos braços ásperos e rudes da coragem, que não esmorece nas sombras deste noite febril de setembro, quando no fundo dos rios e dos mares das madrugadas sem fim, nossos abismos são esquecidos pela fome e pela sede do mesmo olhar, do mesmo amor, que sabem ser ávidos no amanhã comum, que por vez mergulha no fluxo irresistível da vida.
Foto: Chronosfer.
This text was written the day before the surgery I had in January 2019 to remove bowel cancer. Because it’s long, I didn’t do the translations. I apologize, it would be a very long and tiring post. So if you want to read, please go to Google Translate. Thank you so much.
Este texto fue escrito el día antes de la cirugía que tuve en enero de 2019 para extirpar el cáncer de intestino. Porque es largo, no hice las traducciones. Me disculpo, sería un post muy largo y agotador. Así que si quieres leer, por favor ve a Google Translate. Muchas gracias.
Bom dia amigo..lindo Texto
Fica c Deus.abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Photo speaks a thousand words. Glad you are well now
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bonito. Presente para o dia. Um Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Certamente que antes de uma cirurgia desse tipo, fluem na mente inúmeros pensamentos, relações e emoções. E olhares, muitos olhares sobre o sentir e para o tempo passado, presente e de esperança futura.
Por tudo isso, este é um texto especial. Obrigada Fernando por o partilhar connosco.
CurtirCurtido por 1 pessoa
A beautiful photo! I hope you have recovered well from your surgery 🙏
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hi, Ingrid. The surgery was successful, I’m fine, and I’ve been doing control tests every six months and for now they’re ok. it’s a daily battle for cancer not to come back and the strength I get from people like you has been very important. so talking about the life experience I’m going through is my way of trying to help people. I hope you can. the photo, of an end of day, can be as encouraging as dawn. there is a lot of meaning in them and I really like to think that they strengthen us to live these moments. thank you so much! 🎶✨😊💖
CurtirCurtido por 2 pessoas
How profound and truly lovely, Fernando. Just beautiful. Thank You for sharing Your heart so openly. I’m so glad it went well and that You are where You are today….❤️❤️❤️🤗🤗🤗🙏🏼💖🙏🏼
CurtirCurtido por 1 pessoa
I thank you all, Katy, for being here and being able to tell you how it’s been, I believe i can help a lot of people. It’s my wish.❤️❤️❤️🤗🤗🤗🙏🏼💖🙏🏼
CurtirCurtido por 1 pessoa
It’s my pleasure!!! I believe You ARE helping a lot of people, Fernando!!! Your strength and courage are golden…❤️🤗🌊🙏🏼🌀😊💕
CurtirCurtido por 1 pessoa
Deep and wonderful, glad you shared your thoughts now. Best wishes!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Hi, Heide, I hope to pass on the experience I have lived with the sense of being able to help people. it’s the least I can do, everyone’s been great with me. and being able to talk to you is a cause for joy and strength to move on.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Thank you so much, Fernando!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Você carrega dentro de si a força da natureza. Você está presente!
CurtirCurtido por 1 pessoa
So glad you are better now!!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que texto denso, belíssimo mesmo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
oi Odonir, uma passagem por um momento muito complicado da minha vida, e que bom que posso estar aqui contando isso. e feliz com tua presença. um abraço carinhoso.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito sentido, Fernando.
Um abraço de boa noite!
CurtirCurtido por 2 pessoas
é verdade, Fernanda. e ainda é muito doloroso, mesmo que o caminho esteja melhor e mais claro. te agradeço muito, fico sempre feliz com tua presença. um abraço carinhoso. (já é noite aí…boa noite!)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Texto fabuloso e ainda bem que tudo está passando. Para quem passou por uma situação dessa, cada dia é para ser comemorado… com a chuva, o sol, a lua, a folha… as flores. O silêncio, a música!
Tudo vai passar! Abraço carinhoso
CurtirCurtido por 2 pessoas
dialogar com a gente mesmo tem um efeito às vezes catalizador de tantas coisas. para mim, foi de reencontro e reconstrução interior. quero ajudar as pessoas de alguma forma e penso que contando o que estou vivendo possa ser uma delas. assim espero. muito obrigado, Mariana, e vamos em frente. um abraço carinhoso.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Os parreirais desaguados, fotografia típica de sua terra agradável e nada aguada…
CurtirCurtido por 2 pessoas
pois então, Estevam. a frase está dentro de um contexto muito complexo da minha vida, e também tem muito da minha infância – tínhamos uma parreira em nosso quintal – e tudo isso veio como uma vertigem em minha lembrança naquele momento. foi bom ter recordado, talvez uma das razões para ainda estar aqui, podendo contar a história. abraço, meu querido amigo.
CurtirCurtir
Nossas memórias mantém vivas nossas histórias ou nossas histórias mantém vivas nossas memórias?
CurtirCurtido por 2 pessoas
Bonito!
CurtirCurtido por 2 pessoas
muito obrigado, Marta. reflete um momento da minha vida. seguimos! um grande abraço e cuide-se.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Deseo
Había una vez un deseo sin ser solicitado y en el cual todos querían ser partícipes. No existía la luz y la sombra era tenue pero infinita, entonces, aparecieron sus manos hacedoras y la creación fue un chorro incesante de calor y nubes, de colores y sueños.
La luz tomó forma redonda y nos despertó a la vida, en un parpadear éramos reyes del fuego y el viento nos llevó a conocer el mar, sin darnos cuenta hacíamos día a día una acuarela de pulsión con el sol protagonista en cada acto, con las sombras para el descanso.
Hasta que un día la fotografía y el alma de nuestro anfitrión perpetuó la posibilidad de mirar al cielo todas las veces necesarias para sentir cerca del corazón el ojo más allá de la imagen, más allá de la espera, más allá de la estética y regalarnos un pedacito de la creación del Todopoderoso.
Gracias Fernando y vive cada día
CurtirCurtido por 2 pessoas
Se o tempo não existisse entre as paredes do tempo, se o tempo não fosse uma tesoura, às vezes dolorosa, não poderíamos medir a duração de um beijo, de um adeus, de uma carícia. O tempo não nos machuca. Seu fim nos machuca. Nele, na ampulheta do tempo, somos pelo menos uma porção de areia. Estamos vivos, assim como o tempo. Vivo Um abraço grande
CurtirCurtido por 2 pessoas
frase definitiva: Estamos vivos, assim como o tempo. sinto-me feliz em ler tuas palavras. vivo eu aqui e envio um abraço vivo.
CurtirCurtir
Que texto, meu amigo!
Tão profundo e tão verdadeiro…
Belíssimo, querido!
Um grande abraço e continue se cuidando 😊🌺💞
CurtirCurtido por 2 pessoas
oi, Gabriela. foi um diálogo comigo mesmo, difícil, triste e ao mesmo tempo com muita esperança de então sair bem da cirurgia. bom, estou aqui contando a história! beijo e um abraço imenso e muito cuidado, querida. 😊🌺💞
CurtirCurtido por 1 pessoa
Imagino o quanto deve ter sido difícil, e é maravilhoso que tudo tenha dado certo!
Muito feliz por você, abraço 💞
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nice imagery!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Bueno bueno .. estoy emocionada, sin palabras ..
maravilloso pensamiento, espléndida imagen ..
de un enorme caudal espiritual esta lectura ..
Mi abrazo sincero, siempre. ✨
CurtirCurtido por 2 pessoas
I translated and printed our your deep beautiful words. I will hang onto them. Healing to you my friend.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Cuántos sentimientos al leer tus textos!! Um grande abraço e continue se cuidando ♥
CurtirCurtir
Oi….desculpe tanto atraso. Aos poucos volto a ter condição física melhor – distensão muscular no abdômen com reincidência. Estou bem, logo voltarei. Muito feliz em te encontrar e te conhecer. Um abraço carinhoso e imenso, beijo e cuide-se muito, por favor.❤️💐
CurtirCurtir
Um abraço carinhoso para vos también!! Cuide-se muito!! ♥
CurtirCurtir